quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

A PREVENÇÃO DA RECAÍDA INÍCIO


A PREVENÇÃO DA RECAÍDA INÍCIO

RECAÍDA DA DOENÇA ADICTIVA


            A recaída é um processo complexo, não podendo ser simplesmente explicado. Existem muitos aspectos que precisam ser entendidos. É necessário que este trabalho seja lido mais de uma vez e discutido em reuniões para realmente entender e aplicar os princípios abordados aqui. Em primeiro lugar vamos entender um pouco mais do que o básico da doença da adicção esplanado nos tratamentos convencionais, é impossível entender o processo de recaída sem entender a doença da qual se recai
            Por pesquisas feitas, mais e mais pessoas vem a perceber que o processo de recaída começa antes de usar o químico, as pessoas podem tornar-se disfuncionais na sobriedade sem beber ou usar. Podem perder a capacidade de julgamento e comportamento, desenvolver problemas emocionais ou físicos. O processo vai alem da idéia tradicional de recaída com o uso para entender que o processo inclui atitudes e comportamentos que levam ao uso ativo do químico.
            A recuperação começa com a aceitação do fato de que o adicto não pode usar substâncias alteradoras de humor com segurança, mas isso não é o bas-tante, ele precisa parar de usá-los. Não usar é abstinência e ela permite que o pro-cesso de recuperação comece. Aprender a viver normalmente sem o uso de quí-micos requer mais do que abstinência. Requer corrigir os danos físicos, psico-lógicos e sociais causados pela adicção. Também deve aprender a enfrentar a vida de uma maneira não adictiva.
            Recaída e recuperação estão intimamente relacionados. Tendência a recaí-das são como fungos venenosos, crescem mais e melhor na escuridão. A luz do pensamento claro e acurado tende a matar as tendências a recaída rapidamente. Infelizmente ou felizmente a doença da adicção obriga o adicto a talvez buscar um aperfeiçoamento que as pessoas comuns não são obrigadas a experimentar. Elas podem ser confusas, complicadas, desligadas, sentir raiva, vergonha ou outros sentimentos negativos sem maiores preocupações ou conseqüências. O adicto é obrigado a se vigiar, cuidar e melhorar a cada dia que passa pois para ele, se tornar uma pessoa melhor o ajuda a viver em recuperação, ou seja, com uma paz de espirito que somente a sobriedade pode proporcionar.
            É possível interromper a síndrome de recaída antes que ocorram conseqüências sérias, alguns preferem beber ou usar para conseguir alívio temporário da dor, outros não bebem mas desenvolvem sérios problemas de vida e saúde relacionados com a síndrome de recaída. Trazer os sinais de aviso de recaída que ele está experimentando, mas de uma forma consciente, sabendo o que está acontecendo é nosso objetivo. Este é o ponto, saber o que está acontecendo, muitos adictos passam por situações em que pensam: “Tem algo errado comigo não sei o que é, mas não deve ser nada importante”. E assim tem início o processo de negação que pode ser interrompido através do exercício do luto desenvolvido pela Dra Elizabeth Kubler-Ross pois para se trabalhar a recuperação e a recaída temos que trabalhar a negação primeiro.A recaída é um processo que leva o individuo a retomar o uso abusivo de álcool e/ ou  drogas. Por tratar-se de um fenômeno consideravelmente poderoso e perigoso, é necessário que o indivíduo receba instruções em grupos e reuniões para conhecer tal processo e receber treinamento para desenvolver o autocontrole.
Ë difícil entender e identificar seus motivos. O individuo através de exercícios de autoconhecimento e autocontrole , deve identificar situações, pessoas, lugares, estados emocionais, comportamentos e atitudes que podem mantê-lo em recuperação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário