quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

PREVENÇÃO À RECAIDAS - SINTOMAS



PREVENÇÃO À RECAIDAS

ALGUNS SINTOMAS BÁSICOS

A prevenção da recaída é um conjunto de habilidades e modificações do estilo de vida da pessoa para evitar recaida e visa:

1)    A aquisição de habilidades para lidar com as situações de risco.
2)    A modificação do estilo de vida

Situações consideradas de risco, entre outras, e facilitadoras para a recaída:

·         Estados emocionais negativos - depressão, angustia, tristeza, desânimo, culpa. stress, humilhação, vergonha, ciúmes, medos, etc.

·         Conflito familiar- preconceito, cobranças, discussões, dificuldades nos relacionamentos, dificuldades financeiras, ociosidade em casa.

·         Pressões sociais - preconceito, cobrança , desemprego, amizades novas e anti-gas, falar em público, reivindicações, etc;

·         Trabalho e  o ambiente de trabalho - fim do expediente, convite dos colegas, hábitos de risco, brincadeiras constrangedoras, etc;

·         Influência de amigos  principalmente de amigos da ativa e amizades que não conhecem a problemática da doença e acabam tornando-se facilitadoras de uma recaida;

·         Diversão e prazer comemorações, festas, bares, e boates, euforia e excitação, companhia de pessoas que usam drogas ou bebem;

·         Problemas físicos ou psicologicos - insônia, problemas sexuais, dores físicas, doença, morte na familia;

·         Pensamentos secretos de consumir

·         Hábito de usar álcool ou drogas  no término do trabalho, nos fins de semana, em visitas, quando amigos oferecem

·         Lidar com o tratamento - quando está indo muito lentamente no tratamento, é mais facil do que imaginava,, excesso de confiança na recuperação, já está velho demais para parar, pensa que não vai ser feliz se parar,

·         Reativação dos mecanismos de defesa - negação, projeção, racionalização e justificação.


ALGUNS SINAIS E SINTOMAS FÍSICOS E EMOCIONAIS .

·         SINAIS INTERIORES: - mente fechada, age excessivamente pelo emocional, vergonha da própria doença. Desonestidade.

·         ANSIEDADE; imediatismo exagerado para ter, ver e fazer coisas

·         VOLTA DA NEGAÇÃO - ignora ou nega sentimentos e dificuldades, medo, ansiedade, preocupação com o próprio bem-estar.

·         COMPORTAMENTO EVASIVO E DEFENSIVO: evita pensamentos honestos da própria situação, preocupação com os outros e não consigo mesmo, comportamento impulsivo , solidão.

·         CONSTRUÇÃO DA CRISE:  devido á negação dos problemas “baixo astral”, visão de túnel ( focaliza e dá um valor maximizado a um determinado problema) perda da capacidade de pensar.

·         IMOBILIZAÇÃO: sonha acordado, dificuldade de concentração, desejo imaturo de ser feliz.

·         CONFUSÃO E REAÇÃO EXAGERADA: revolta contra si e contra os outros, irritação, raiva fácil, hábitos irregulares, recusa ajuda.

A recaída pode ser utilizada como uma oportunidade para ampliar a cons-cientização do dependente sobre suas dificuldades e seus conflitos. A fissura é o desejo de usar a droga e que não significa recaída, mas sabemos que pensamentos e sentimentos gerados por uma situação podem levar a atitudes e comportamentos “de risco”, se deve desenvolver a habilidade de inter-romper esse processo, mudando o pensamento e focalizando as consequências negativas do uso, como a dor, a culpa, a solidão, a paranóia, as perdas, etc.
Para alcançar o objetivo da recuperação tanto o individuo como sua familia devem procurar recursos como:

-       Grupos de auto- ajuda
-       Psicoterapia individual e familiar
 

O individuo e a familia devem estar atentos a :

-       Mudanças nos comportamentos e atitudes, não só do indivíduo , mas também da sua família.
-       Rever a maneira de agir frente a diferentes situações, tanto por parte da família como também do indivíduo
-       Adicções substitutas ( fumo, uso de bebidas alcoólicas, compulsividade para comer, compras, etc)
-       Freqüência de  estados depressivos
-       Mitos familiares ( relacionados a hábitos e costumes culturais, informações erradas respeito da dependência química)
-       -Mensagens duplas ( pais que agem diferente diante o mesmo fato, seja individualmente ou em conjunto.
-       Tendência permissiva por parte de um dos pais ou de ambos
-       Falta de diálogo


Nenhum comentário:

Postar um comentário