sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

SAD (síndrome da abstinência demorada) na Dependência




Sintomas da Síndrome de Abstinência Demorada- SAD



        Em primeiro lugar síndrome significa um grupo de sintomas e abstinência demorada são os sintomas que seguem logo após a abstinência aguda (média de 15 dias). Ela é o resultado do dano que o químico causou no sistema nervoso somado ao stress experimentado ao tentar viver sem química.
        Normalmente, atinge intensidade maior com dois a seis meses de abstinência total e é possível regredir se o tratamento for aceito e correto. O programa deve ser aplicado e a sua manutenção feita durante o tempo aproximado de 24 meses. Portanto, a sua duração é de 2 meses a 2 anos. Os sintomas principais são:

1-Dificuldade de pensar com clareza: o indivíduo que está em recuperação, em alguns momentos, passa por dificuldades para resolver problemas que para os outros são simples. São como bloqueios, a mente se fecha ou fica em branco, não se concentrando por mais de alguns minutos. Ele não consegue decidir o que fazer para viver a sua nova vida e toma decisões erradas.

2-Problemas de memória: o indivíduo pode aprender ou entender algo novo agora, mas em poucos minutos se esquece. Em alguns momentos lembra de fatos passados em sua vida, ma quando eles são necessários no presente “dá um branco” e decisões corretas não são tomadas. Às vezes, busca algo em algum aposento de sua casa, sabe o que é, mas quando chega ao local pega outro objeto e quando volta percebe que não fez o que pretendia.

3-Hipersensibilidade: se acontece algo que exige uma reação emocional, por exemplo, de número 2, o indivíduo reage com 10, ou seja, um caso comum pode deixa- lo mais nervoso que o normal. Ocorrem variações de humor sem motivo e as reações exageradas geram mais estresse, provocando insensibilidade emocional.

4-Distúrbios no sono: são comuns os sonhos estranhos ou os pesadelos, o que interfere no sono. O indivíduo dorme demais ou de pouco em pouco, acordando a noite inteira. Durante o dia tem cochilos em horas e lugares errados

5-Coordenação física: a coordenação entre a visão e as mãos, moleza, equilíbrio, por estes motivos deve exercitar o corpo não apenas para desintoxicar- se, mas também para coordenar os reflexos e agilizar a mente. Mente sã em corpo são.

6-Sensibilidade ao stress: esta é a pior parte, pois todos os outros sintomas se agravam quando ele aumenta, podendo levar até a um colapso emocional. Não sabe reagir adequadamente sob pressão, tendo reações exageradas que podem até choca- lo mais tarde. “Como pude fazer aquilo?” é uma pergunta comum. O relaxamento e os cuidados com a espiritualidade são recomendados.



3 comentários:

  1. Eu estou me tratando no Caps AD , 1 ano 6 meses o médico me diagnosticou com cid 19.2 síndrome de dependência. Não síndrome de abstinência. Houve rotatividade dos médicos, sendo que q troca dos médicos não contribuiu para as minhas recaídas, estou limpo a 2 meses só. Moro em Guarulhos, era casado estou separado a 6 anos isso contribuiu para minha piora , lendo sobre SAD entendo mais sobre isto e posso me esforçar mais, são reversíveis se houver esforço e tratamento adequado. Era de São Bernardo do Campo e já fui diagnosticado com esquizofrenia refratária desde 2004 com a mudança do quadro psicótico agora. Estou desempregado desde 2008 quero saber se tenho direito a um auxílio pelo LOAS.obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Hoge estou me tratando e estou conseguindo bons resultados com uso de poucos medicamentos.

      Excluir