domingo, 14 de abril de 2013

O Envolvimento da Família na Prevenção



- O Envolvimento da Família Final– 


             Imagine um iceberg, uma parte está fora da água, porém a maior parte dele está embaixo dela e com várias pontas. Agora imagine que cada ponta é um membro da Família.
Quando a que está acima da linha do mar (o adicto) é removida, o iceberg tem que girar em seu eixo para ter equilíbrio e outra ponta surge, é outro membro da Família que tem algum tipo de problema. Ele vai negar que tem algum problema, mas tem, caso ele admita e se trate o iceberg vai girar novamente e outra ponta vai aparecer, é outro membro.
E assim vai acontecendo até o iceberg ficar redondo, sem nenhuma ponta. A família está tratada e agora tem um programa para seguir. Isso vai diminuir e muito o risco de recaída porque todos estão preparados para ajudar da forma correta.
Os co-dependentes se trataram, não precisam mais de um bode expiatório em quem jogar a culpa cada vez que algo dá errado. Todo mundo tem problemas, alguns mais e outros menos. Alguns têm comportamentos compulsivos que interferem na harmonia do lar.
Os familiares podem ser aliados poderosos na prevenção da recaída, quando estão envolvidos no PPR um dos focos é colocado na Co-Dependência e no seu papel na recaída da família (emocional). Eles devem ser ajudados a reconhecer sua parte da doença e ficar envolvidos ativamente no seu tratamento. Assim podem ajudar o adicto e muito a se manter em recuperação com qualidade de vida transformado em um novo ser.

César Augusto Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário